Este post é dedicado ao meu querido amigo Noam. This one is for you, Noam!
Se alguém perguntar a qualquer brasileiro o que eles gostariam de comer com suas torradas no café da manhã, a maioria vai dizer: manteiga, margarina, requeijão, queijo. Alguns podem preferir geléia de frutas e outros creme de amendoim. Na Austrália, grande parte da população vai pedir Vegemite. O que é isso? Vamos descobrir agora.
Vegemite é um creme feito de sobras de extrato da levedura, que é um subproduto da produção de cerveja. É uma pasta grossa, tipo requeijão, de cor marrom muito escura, quase preta e tem um sabor que as pessoas aprendem a gostar, principalmente quando começam a comer desde crianças. O cheiro e o sabor não são muito agradáveis para quem experimenta pela primeira vez. Possui alto teor de sal e é muito rico em Vitamina B. Depois que as pessoas se acostumam ao sabor, aprendem a gostar e alguns não conseguem ficar sem comer o Vegemite. Ele já é considerado parte da cultura australiana.
O Vegemite foi criado em 1922 quando Fred Walker decidiu fazer uma pasta com sobras de extrato de levedura para vender em sua "Fred Walker Cheese Company", uma fábrica de queijos. Nesta empresa, o cientista chefe chamado Dr. Cyril P. Callister inventou o Vegemite misturando salsão, cebola, sal e outros ingredientes secretos ao extrato de levedura.
Depois da criação deste novo produto, como era de se esperar, o sucesso não veio rápido. Com um sabor tão diferente, o Vegemite não foi uma unamimidade. Somente em 1935, depois de uma parceria com a Kraft dos Estados Unidos e através de promoções com grandes prêmios, as vendas aumentaram e os australianos aprenderam a amar o produto que, agora, faz parte da história do país.
Fonte: http://whatscookingamerica.net/History/VegemiteHistory.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário