Antes de ser colonizada pela Inglaterra em Janeiro de 1788, a Austrália era habitada pelos aborígenes que já estavam aqui há mais de cinquenta mil anos. A cultura aborígene é a mais antiga do mundo.
Os ingleses decidiram que a Austrália seria o lugar ideal para manter seus prisioneiros. Vocês devem imaginar que estes prisioneiros deviam ser pessoas muito perigosas... Não foi bem assim que as coisas aconteceram. Os ingleses condenaram à prisão pessoas que cometeram pequenos crimes e, principalmente, pessoas que faziam rebeliões, como os irlandeses. Se alguém causava problemas, era exilado para a Austrália.
Com o passar dos anos, as pessoas cumpriam suas penas e começavam a levar uma vida normal. Cidades foram formadas e mão-de-obra era necessária para que o país crescesse e prosperasse.
Os primeiros imigrantes livres começaram a chegar em 1794. O Estado da Austrália do Sul foi o único a ser formado por imigrantes ingleses livres. Os presos não vieram para cá. Até hoje o estado é considerado mais conservador devido a este detalhe.
Em 1901 já havia uma grande quantidade de imigrantes ingleses, alemães e chineses.
Depois da segunda guerra mundial, se a Austrália não conseguisse aumentar o número de habitantes, não conseguiria sobreviver como país.Para imigrar para a Austrália, as pessoas tinham que comprovar a fluência em alguma língua européia, pois os ingleses queriam criar um país de pessoas brancas.O problema é que os imigrantes europeus não eram suficientes para popular um país tão grande. Por isso eles tiveram que banir o "Immigration Restriction Act" , uma lei criada para garantir que a população da Austrália fosse branca, impedindo a entrada de asiáticos e nativos de ilhas próximas. Esta lei foi banida em 1970.
Foi então que barcos carregados de pessoas com o desejo de começar uma nova vida começaram a chegar do Vietnam, Idonésia, Camboja e China.
A partir dos anos 90, começaram a chegar os imigrantes do Oriente Médio, Índia, Sri Lanka. Nos dias atuais, é possível ver um número pequeno de imigrantes de países africanos.
A população da Austrália em 2014: 23.777.774. Ainda é um número muito pequeno de habitantes.
Fontes: http://waves.anmm.gov.au/Immigration-Stories/Immigration-history.aspx
http://www.abs.gov.au/ausstats/abs%40.nsf/94713ad445ff1425ca25682000192af2/1647509ef7e25faaca2568a900154b63?OpenDocument
Nenhum comentário:
Postar um comentário