quinta-feira, 19 de março de 2015

Mercado Central de Adelaide (Central Market)


Imagem: Andrea Kress

Quando vim morar aqui pela primeira vez, fiquei muito preocupada com o fato de não encontrar nos surpermercados produtos tão comuns no nosso dia a dia no Brasil. O arroz é vendido em todos os supermercados por causa da grande influência dos imigrantes asiáticos, mas não era tão fácil encontrar feijão, por exemplo. Nos supermercados eu só conseguia encontrar feijão enlatado e, muitos deles, com molho de tomate. Os australianos adoram comer este feijão (Baked Beans) com torradas no café da manhã.


http://www.dailymail.co.uk/news/article-2600681/Cut-eating-baked-beans-reduce-smelly-emissions-minister-suggests-battle-tackle-climate-change.html


Para minha sorte, fui apresentada ao mercado central, que fica no CBD. É incrível a variedade de produtos de diversas nacionalidades que são comercializadas ali. Encontrei meu tão querido feijão preto e também um ótimo substituto para a couve, que é chamado de "Chinese brocolli" (brócoli chinês).

Os cortes de carne são bem diferentes do Brasil também. No mercado central, é possível encontrar costela para fazer churrasco, mas, nos açougues, a costela é vendida com um pedaço grande de carne, formando um bife com osso, conhecido como "beef cutlets". Vejam a foto abaixo:



http://www.onlinebutchersydney.com.au/products/Cattleman%27s-Cutlets.html

É difícil encontrar partes menos nobres de carnes nos supermercados. Para fazer churrasquinho de coração de galinha, é necessário encomendar com antecedência ao açougueiro porque os órgãos não ficam à venda por não ter procura. No mercado central, comprar grande parte de produtos do cardápio brasileiro e do resto do mundo é uma tarefa fácil.

Além do mercado de frutas e legumes, há excelentes açougues, peixarias,padarias, farmácias, restaurantes, supermercado asiático e lojas de roupas exóticas e sapatos. Uma loja que me chamou muito a atenção foi uma especializada em queijos. Eu não sabia que havia tantos tipos diferentes de queijo no mundo. Esta é apenas uma parte da loja que tem um nome engraçado: "Smelly Cheese", que significa queijo fedido.


http://www.weekendnotes.com/reverse-byo-restaurant-adelaide-central-market/

Os australianos são muito exigentes com a aparência dos alimentos que compram. As frutas e legumes devem ter uma aparência perfeita para serem postos à venda. Se a banana estiver pintadinha, não está em boas condições. Se a maçã não estiver com a casca perfeita e brilhando (muitas vezes porque passam cera para dar brilho) também não está boa o suficiente. No meu ponto de vista, isso gera uma certa preocupação com a quantidade de agrotóxicos utilizados pelos fazendeiros no esforço de deixar seus produtos impecáveis visualmente. Vejam parte da feira dentro mercado central:


http://www.the-retiree.com.au/features/spring-into-the-fresh-food-market-bandwagon/

Uma das partes mais visitadas do mercado central é a praça de alimentação. Nela, é possível fazer uma grande refeição e também pequenos lanches. São dezenas de restaurantes de vários países do mundo.


http://thethousands.com.au/adelaide/eat-drink/adelaide-dining-under-5

2 comentários:

  1. Olá Andréa, parabéns pelo Blog!
    Muito bacana sua idéia, para quem quer conhecer um pouco da Austrália, e quem sabe conhecer o País.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Paulinho! Quem sabe um dia você possa nos dar o prazer da sua visita. Um abraço!

    ResponderExcluir