segunda-feira, 4 de maio de 2015

Tantanoola Caves


A paisagem em frente à entrada da caverna é formada por uma fazenda de pinheiros. Eu também não entendi quando me contaram. Fazenda? Nesta região há plantação de pinheiros especificamente para a indústria madeireira. Estas fazendas de pinheiros estendem-se por muitos kilômetros. É lindo de ver.


Para entrar, paga-se uma taxa de $13, mas vale a pena pela beleza do lugar. Eu nunca tinha entrado em uma caverna deste tipo e fiquei encantada.

A descoberta da caverna aconteceu quando crianças que brincavam na área perderam o furão de estimação de vista. Ele entrou em um buraco e não saiu mais. As crianças encontraram uma brecha entre as rochas e conseguiram entrar na caverna. Durante algum tempo, a família ofereceu passeios turísticos. A entrada ficava acima da porta mostrada na foto  e não era facilmente acessível. Depois que a prefeitura assumiu o controle da caverna, colocaram uma porta e fizeram uma rampa para o acesso de cadeirantes.

Vejam como há rampas por toda a caverna:


A caverna possui estalactites e estalagmites belíssimas. Como mencionei no post anterior, o calcário é formado a partir do carnonato de sódio e esta é uma caverna de calcário. Quando a água escorre pelo calcário e começa a pingar do teto, ela traz consigo o carbonato de cálcio que vai crescendo do teto para baixo. Este processo demora muitos anos para acontecer.

Vejam estas estalactites:


As gotas de água com carbonato de cálcio que vão pingando no chão da caverna formam as estalagmites, que crescem de baixo para cima.


Como vocês podem ver, às vezes acontece das estalactites encontrarem as estalagmites, formando belos pilares

Ao observar que alguns estalactites estavam quebrados, um turista perguntou se isso acontece normalmente. A guia então explicou que só acontece quando uma pessoa toca neles. O toque, além de quebrar, faz com que os estalactites escureçam. Só para constar, é proibido tocar em qualquer coisa dentro da caverna e no caso de um turista quebrar uma estalactite a multa é de $10 mil.

As estalactites em áreas que absorvem água poderão recuperar-se depois de muitos anos, mas se estiverem em áreas secas, nunca mais crescerão. Vejam estalactites quebradas voltando a crescer:



A guia permitiu que segurássemos uma estalactite quebrada. Fiquei surpresa com o peso. É muito pesada!


Li sobre a caverna em alguns sites especializados em turismo. Alguns comentários são bem diferentes da impressão que tive. Pessoas reclaramaram que a caverna é bonita, mas é pequena. Na minha opinião, esta caverna prova que o ditado "tamanho não é documento" é a mais pura verdade. Como não se encantar com a mágica da natureza?


Fonte: http://www.environment.sa.gov.au/parks/Find_a_Park/Browse_by_region/Limestone_Coast/Tantanoola_Caves_Conservation_Park

Fotos: Andrea Kress



Nenhum comentário:

Postar um comentário