segunda-feira, 4 de maio de 2015

Limestone Coast


A partir de hoje, faremos um passeio pela costa sul do estado, chamada de Limestone Coast (Costa de Calcário). Observem a rota no papa abaixo.


A região recebe este nome porque o solo é rico em calcário que é uma rocha formada com a ajuda de organismos vivos. Ostras, mariscos, corais, outros moluscos e crustáceos usam o carbonato de cálcio encontrado na água do mar para formar suas conchas e ossos. Quando estes seres marinhos morrem, as conchas e os ossos são quebrados pela força das ondas do mar e compactados por milhões de anos, criando o calcário. Há uma outra forma de criação do calacário, que é através da evaporação. Se a água de um mar rico em carbonato de cálcio é evaporada, um depósito do sedimento é deixado para trás. A pressão da água compacta o sedimento, criando o calcário.

Foto: Google Maps



Observem a foto de uma rocha de calcário formada por fósseis:


Foto: http://dnr.mo.gov/geology/geosrv/imac/limestone.htm

O calcário é uma rocha macia e e de baixa densidade. Isso faz com que a paisagem dos locais ricos neste tipo de rocha sejam surpreendentes. Na Limestone Coast nós escontramos praias de areias brancas, penhascos rochosos à beira-mar, cavernas secas e cavernas com estalactites e estalagmites, lagos com águas azuis e cristalinas e outras novidades que dividirei com vocês a partir de hoje, começando com a Caverna de Tantanoola.

Fonte: https://www.irvmat.com/kids/whatIsLimestone.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário