quarta-feira, 29 de abril de 2015

Whispering Wall, Barossa Reservoir


Foto: http://www.expeditionaustralia.com.au/2012/12/whispering-wall-south-australia/

Resolvi fazer um post separado para a Whispering Wall (parede que sussurra) porque este é um lugar muito especial. Além de ser o primeiro reservatório a ser concluído em South Australia
(a construção aconteceu entre 1899-1902) e de estar localizado na região do Barossa Valley, que é uma área famosa por possuir vinhedos maravilhosos, ele tem uma peculiaridade que atrai milhares de turistas todos os anos: palavras sussurradas em um lado da parede podem ser ouvidas com clareza por pessoas que estão do outro lado.

Na foto acima, vocês podem observar uma ponte que fica entre a parede e a água represada. Observem agora a parede inteira e os locais, um em cada lado da parede, onde as pessoas podem se comunicar.

Esta incrível propriedade acústica fez com que recebesse o apelido de "Whispering Wall". Devido à sua superfície curvada, o som viaja de um lado para o outro sem nenhuma obstrução.

Reza a lenda que esta capacidade acústica foi descoberta quando os trabalhadores estavam juntos reclamando do patrão em um lado do reservatório e o patrão ouviu tudo do outro lado e demitiu todos. Isso pode até ser folclore, mas faz a história do reservatório ser mais interessante.

Para os visitantes, há uma área para piquenique com gramado, mesas e banheiros.

A parede tem 144 metros de largura e 36 metros de altura. A capacidade é de 4510 megalitros de água. A água é recebida do rio South Para.


Mais fotos:


Fontes: http://www.expeditionaustralia.com.au/2012/12/whispering-wall-south-australia/
http://www.sawater.com.au/NR/rdonlyres/94172BFC-4111-4B69-B72A-028805C1F12E/0/BarossaReservoirBrochure.pdf

Fotos: Andrea Kress

Nenhum comentário:

Postar um comentário