quinta-feira, 30 de abril de 2015

Coleta de Lixo e Reciclagem

South Australia é o estado que mais recicla em todo o país. O governo criou uma estratégia para acabar com os os lixões do estado.
Vim para a Austrália pela primeira vez no fim de 2001 e fiquei muito impressionada com a limpeza do país. Depois compreendi que até a seleção e coleta do lixo fazem parte da educação dos australianos nas escolas. Eles aprendem desde muito pequenos que, muitas vezes, o que parece lixo pode e deve ser reutilizado para outros fins, evitando que haja acúmulo de detritos.

As cidades estão divididas em "Councils", que podem ser formados por 4 ou 5 bairros, dependendo do tamanho da cidade. Cada Council é responsável pela coleta de lixo dos seus residentes. Eles administram pequenas necessidades dos cidadãos, como a limpeza das ruas, dos parques e a sinalização de ruas próximas às escolas.

Quando uma casa é construída, o proprietário entra em contato com o Council e recebe, gratuitamente, três lixeiras grandes:

Lixo Geral:


É a lixeira de tampa vermelha. Nesta lixeira, colocam-se fraldas, copos e pratos quebrados, sacolas plásticas, isopor, cordas e mangueiras, ou seja, lixo que não pode ser reutilizado.




Lixo Reciclável:


A cor da tampa é amarela. É onde são jogados papel, papelão, latas (de cerveja, refrigerantes, sardinha etc.), garrafas de vidro e pet, potes de vidro (de requeijão, maionese, molho de tomate, etc) e plásticos duros. Este lixo é separado, processado e reutilizado.








Lixo Orgânico:


A tampa verde é bem sugestiva. Nesta lixeira, colocam-se todos os resíduos orgânicos. A grama que foi cortada, pedaços pequenos de galhos de árvores de foram podadas, resto de alimentos, flores, papel toalha usado e lenços de papel que foram utilizados e plantas.
Este lixo é transformado em adubo.

Obs: As cores das tampas das lixeiras variam. Cada Council escolhe suas cores para cada tipo de lixo.


No Council onde eu moro, a coleta do lixo acontece todas as terças feiras. Toda terça feira, os moradores colocam duas lixeiras ena frente da casa. O lixo geral é recolhido todas semanas. O Council envia um calendário avisando as datas de coletas dos lixos recicláveis e orgânicos. Se na semana anterior eles recolheram o lixo das lixeiras de tampas vermelha e amarela, na semana atual eles recolherão o lixo das lixeiras de tampas vervelha e verde. Às vezes eu me esqueço e isso não é um problema. As pessoas começam a colocar as lixeiras na rua na noite anterior então basta observar a cor das lixeiras dos vizinhos.

A coleta acontece de forma mecânica. O motorista do caminhão de lixo, comanda um braço mecânico que esvazia a lixeira no caminhão.
Vejam como isso acontece no vídeo abaixo:



Vídeo: Exopic Designers

Dez centavos por lata ou garrafa.



As lixeiras de recicláveis não costumam ficar muito cheias em South Australia. Isso acontece porque as pessoas que levarem latas, garrafas e Tetra Paks a depósitos de coleta de recicláveis recebem 10 centavos por unidade. Ou seja, a pessoa consegue 1 dólar por 10 latas. Apenas os estados de South Australia e Northern Territory possuem este sistema. A população dos outros estados estão reivindicando para que o mesmo aconteça por lá. Se isto acontecer, todos sairão ganhando.

Fontes e fotos: http://www.abc.net.au/local/audio/2009/05/04/2558006.htm
http://www.holdfast.sa.gov.au/waste#threebinsystem


5 comentários:

  1. O plastico filme ai na Austrália não é reciclado < Aqui no brasil ele é reciclado varias vezes , ate ele perder as propriedades e ai ir para o aterro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Eliane, ele não é reciclado aqui. Obrigada pela informação. Fico feliz de saber que o Brasil está mais avançado neste sentido.

      Excluir
  2. muito legal seu post!!!!! ajudou muito com um trabalho da escola... bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que a postagem te ajudou no trabalho, Gabriely! Obrigada a você!

      Excluir
  3. Show...muito elucidativo e educacional...Obrigado...

    ResponderExcluir