segunda-feira, 27 de abril de 2015

Clima Seco de Adelaide


Deserto Simpson

Foto: http://wallpapers.mi9.com/wallpaper/simpson-desert-south-australia_78362/

A Austrália é um país muito seco e South Australia é o estado mais seco da Austrália. No verão, quase não chove e o inverno é a estação mais chuvosa.

Durante o verão, em Adelaide, a temperatura máxima pode chegar a 46ºC e durante o inverno a temperatura mínima pode chegar a -0.4 ºC.
Em janeiro, a média de chuva é de 19 mm e em junho é de 79.3 mm.
Para vocês terem uma ideia do quanto a cidade é seca, a média de chuva anual do Rio de Janeiro é de 1069,4 mm e a média de Adelaide é de 544.9 mm.

Às vezes ocorrem períodos longos de seca e o governo anuncia que é hora de restringir o uso de água (Water Restriction). Durante a restrição, é proibido lavar carros e molhar plantas e gramado com mangueira, mas baldes podem ser usados. As pessoas que forem pegas descumprindo as regras são multadas. Há uma consciência geral em relação ao uso da água para evitar o desperdício. Toda a população fica unida para preservar a água.

No período de estiagem, a cidade conta com os reservatórios: Hope Valley, Whispering Wall e Myponga Reservoir. Se os reservatórios chegarem ao ponto de não conseguirem suprir a demanda da cidade, o último recurso é a usina de de dessalinização.

Esta é a usina de dessalinização de Adelaide:

Foto: http://www.ghdwoodhead.com/projects/adelaide-desalination-plant-port-stanvac-south-australia/

Nos próximos posts mostrarei os reservatóros que também são atrações turísticas.

Fontes: Bureau of Meteorology e Instituto Nacional de Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário